Como alterar o fuso horário no Ubuntu?

Um servidor funcional em uma rede pública ou privada fornece muitos serviços diferentes. Portanto, esse servidor deve estar configurado corretamente para fazer isso de maneira eficiente. As configurações do sistema variam de muito complexo e técnico, como gerenciamento de recursos, a coisas mais simples, como configuração de data e hora. Neste tutorial, faremos exatamente isso – como alterar os fusos horários no Ubuntu.

Enquanto o fuso horário correto pode ser especialmente importante em sistemas de TI transacionais onde a transparência é vital durante os processos de auditoria, em um tipo diferente de sistema, saber como alterar o fuso horário no VPS baseado no Ubuntu garantirá o registro correto e abrangente.

Se você estiver executando um sistema do CentOS 7, saiba como alterar o fuso horário no CentOS em nosso artigo sobre isso!

Alterar o fuso horário no Ubuntu – dois métodos

A configuração correta do fuso horário do nosso servidor Linux é uma etapa importante em sua configuração. Um fuso horário definido incorretamente afetará principalmente três coisas – registro, automação e cronjobs.

Muitos sysadmins usam ferramentas para automatizar a implantação e a atualização de aplicativos. Um tempo mal configurado impediria o aplicativo de implantar no momento certo. Da mesma forma, o agendamento de backups e tarefas administrativas também pode ser afetado.

Outro ponto a ter em mente é que, se o servidor usar NTP, esse erro poderá ser multiplicado nos vários nós da rede. Então, como podemos ver, é algo a ser levado a sério. Aprender a mudar o fuso horário no Ubuntu pode ser um fator fundamental, mas pode afetar seu sistema.

Antes de fazer qualquer modificação, primeiro precisamos nos conectar ao nosso servidor usando o SSH. Se você está com problemas, confira nosso tutorial do PuTTY.

Existem várias maneiras de mudar o fuso horário no Ubuntu. Nesta postagem, usaremos o tzselect e o timedatectl.

Como alterar o fuso horário no Ubuntu usando o tzselect

Em distribuições baseadas no Debian, como Ubuntu, Linux Mint ou ElementaryOS, é possível usar o comando tzselect. É um comando do Linux que nos permite alterar o fuso horário com uma interface de linha de comando.

Para isso, em um terminal, rodamos o seguinte comando:

sudo tzselect

Ao executar o comando, o terminal nos mostrará uma lista de áreas geográficas que temos que selecionar de acordo com nossas necessidades. Por exemplo, se selecionarmos América, poderemos ver a lista de fusos horários disponíveis para essa região. Uma vez que o comando é inserido, basta digitar o valor numérico exibido ao lado de cada região.

Quando terminar, você poderá verificar se a alteração foi bem-sucedida inserindo o seguinte comando na linha de comando:

timedatectl

E com isso, nós mudamos o fuso horário.

Alterar o fuso horário no Ubuntu usando timedatectl

O próximo comando que nos permite mudar o fuso horário no Ubuntu é o timedatectl. Este comando é mais completo que o anterior porque também permite mudar outras coisas como a data e a hora do sistema.

Primeiro, vamos ver quais fusos horários estão disponíveis.

timedatectl list-timezones

Como podemos ver, existem muitas zonas disponíveis. Para sair desta exibição, você pode pressionar CTRL + C. No entanto, podemos combinar o comando acima com um comando grep para filtrar a pesquisa usando o nome de uma cidade como um critério. Por exemplo:

timedatectl list-timezones | grep Caracas

Quando soubermos qual fuso horário selecionar, precisamos usar o seguinte comando para fazer a alteração:

sudo timedatectl set-timezone [fuso horário]

Finalmente, podemos ver a mudança aplicada usando o seguinte comando:

timedatectl
Conclusão

Saber como alterar o fuso horário no Ubuntu é uma tarefa simples, mas importante, para manter a configuração correta do servidor. Isso se torna ainda mais importante se o servidor usar o NTP para sincronizar o tempo dos dispositivos de rede. Além disso, lembre-se de que uma configuração incorreta dos fusos horários pode causar problemas durante a programação de backups e outras tarefas automatizadas.

Neste tutorial, aprendemos a mudar os fusos horários no Ubuntu usando dois métodos – tzselect e timedatectl.

Recomendamos que você continue lendo sobre esses comandos e consulte sua documentação para continuar aumentando seu conhecimento sobre eles.

Deixe uma resposta